sexta-feira, 3 de março de 2023

Turquia

Sobre a Turquia

A Turquia, ou República da Turquia, está localizado na  península da Anatólia, no extremo ocidental da Ásia, e na Trácia Oriental, no sudeste da Europa, a Turquia é um país é relativamente grande, com uma área de mais de 780 mil km², equivalente ao estado do Mato Grosso.



Faz fronteira com Bulgária, Grécia, Geórgia, Armênia, Iraque, Irã, Azerbaijão e Síria, e é banhado pelos mares Mediterrâneo, Egeu, Negro e de Mármara. Sua economia é bastante desenvolvida, sendo o 17º maior PIB do mundo.



Turismo na Turquia 


A Turquia é um dos poucos países do mundo que fazem parte de dois continentes, neste caso Europa e Ásia. Por isso, ele é chamado de euro-asiático e o turismo na Turquia sabe explorar bem essas duas culturas distintas.


É isso mesmo. Basta atravessar a Ponte do Bósforo, na magnífica Istambul, para chegar do outro lado e aproveitar para conhecer as diferenças culturais.

Além da diversidade cultural trazida por tanta mistura, o país tem localização estratégica e possui grandes atrativos para quem procura uma viagem de férias.

O turismo na Turquia ficou acessível quando a Turkish Airlines passou a operar em 2010 um voo direto entre São Paulo e Istambul.




As 10 curiosidades sobre a Turquia


1- A capital da Turquia é Ancara, cidade com 5,6 milhões de habitantes que está localizada mais ao centro do território e apresenta o Mausoléu de Ataturk como o principal atrativo turístico;


2- 98% da população da Turquia é islâmica, inclusive a bandeira do país é representada por uma lua e uma estrela, símbolos típicos utilizado pelo islã, com o fundo vermelho, que representa o sangue dos soldados que morreram durante a Guerra da Independência;


3- Existem 89.259 castelos na Turquia;


4- Partindo da Turquia, em menos de 3 horas de voo, você pode conhecer mais de 70 países, sendo 50 na Europa e os demais na Ásia e na África;


6- 96% da população turca toma chá todos os dias. É o maior consumo per capita de chá do mundo, que representa 5 copos de chá por dia para cada habitante;


7- A Turquia é o maior produtor de avelã do mundo: 72,9%;


8- A cidade de Istambul possui aproximadamente 4000 mesquitas;


9- O número da sorte na Turquia é o 40;


10- Existe uma palavra com 75 letras no idioma turco;



Vida religiosa


Quase 98% da população da Turquia é muçulmana, enquanto que o restante é composto pela religião judaica e as várias comunidades cristãs. Todo cidadão tem o direito a liberdade de religião e o direito de praticar sua fé no país, como indicado na Constituição. Ninguém pode ser forçado a participar de cultos, rituais e cerimônias religiosas para expressar suas crenças religiosas e convicções.


Em toda a Turquia, é possível encontrar templos de adoração das três grandes religiões lado a lado, e de uma forma raramente vista em qualquer outro país, devido à textura multireligiosa da sociedade turca.








Por que os terremotos na Turquia são tão devastadores?


A Turquia foi abalada nesta segunda-feira (6/2) por dois terremotos devastadores consecutivos, o primeiro deles com 7,8 graus de magnitude. Até o momento, mais de 2.921 mil mortes foram confirmadas no país.

Só em 2022, a Turquia registrou mais de 20.000 terremotos. Destes, a grande maioria não excedeu a magnitude 4 na escala de Richter, de acordo com os dados da agência nacional de emergência (AFAD).

Mas os turcos têm em sua história terremotos devastadores, como o que atingiu a região em 1999. Na ocasião, foi registrada magnitude de 7,6 e os danos foram imensos, com mais de 17 mil mortes.

A vulnerabilidade da Turquia pode ser explicada pelo fato de o país estar localizado em uma das zonas sísmicas mais ativas do mundo, com várias falhas geológicas.

A maior parte do território turco está situada sobre a placa tectônica da Anatólia, que fica entre duas placas principais - a Euroasiática e a Africana - e outra menor, a Arábica.

No caso da Turquia, segundo especialistas ouvidos pela BBC, à medida que as duas placas principais onde o país está situado se deslocam, o país é basicamente espremido, gerando os abalos.

O terremoto desta segunda ocorreu em torno de uma região de grande instabilidade conhecida como Falha Oriental da Anatólia, que abrange uma área que vai de sudoeste a noroeste da fronteira sudeste da Turquia.

Por isso, o tremor foi sentido também na Síria, onde mais de 1.444 pessoas morreram. A cidade turca de Istambul também está em uma zona delicada, bem onde as placas Anatólia e Euroasiática se encontram. Por isso mesmo, especialistas afirmam que a questão não é se um grande terremoto atingirá a cidade, mas quando.

Por que esse terremoto foi tão devastador?

O epicentro do primeiro tremor, de 7,8 de magnitude, foi identificado em uma área relativamente próxima da superfície – cerca de 18 km –, causando sérios danos aos edifícios.

"De todos os terremotos até hoje, apenas dois nos últimos 10 anos foram de magnitude equivalente e quatro nos 10 anos anteriores", afirmou a professora Joanna Faure Walker, chefe do Instituto de Redução de Riscos e Desastres da University College London.

Mas não é apenas a força do tremor que causa devastação. O terremoto inicial ocorreu nas primeiras horas da manhã, quando a população estava dentro de casa e dormindo.

A estrutura dos edifícios e o quão sólidos eles são também é um fator.

"Infelizmente, a resistência da infraestrutura é irregular no sul da Turquia e especialmente na Síria, então salvar vidas agora depende principalmente do resgate. As próximas 24 horas são cruciais para encontrar sobreviventes. Após 48 horas, o número de sobreviventes diminui enormemente", diz Carmen Solana, professora de Vulcanologia.

A região onde ocorreu o tremor nesta segunda não passava por um grande terremoto ou sinais de alerta há mais de 200 anos.






Antes e Depois do terremoto



















Referências caso queiram pesquisar mais afundo.😊

https://www.bbc.com/portuguese/articles/cye89ywwkg4o

https://www.queroviajarmais.com/turquia/

https://98live.com.br/entretenimento/turismo/as-20-curiosidades-sobre-a-turquia

https://www.blogger.com/blog/post/edit/6946049742135837232/4464795156997571536

https://br.memphistours.com/Turquia/Guia-de-viagem/sobre-a-turquia/wiki/tudo-sobre-a-turquia






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Turquia

Sobre a Turquia A Turquia, ou República da Turquia, está localizado na  península da Anatólia, no extremo ocidental da Ásia, e na Trácia Ori...